Notícias › 19/07/2017

Salobro homenageia pároco

Aconteceu no ultimo sábado 15 de julho, missa na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Salobro e logo após com uma grande recepção na quadra do Colégio Municipal Catão Dourado em comemoração pela passagem do 4º ano de ordenação sacerdotal do Padre Marcelo Gama, que contou com a participação de familiares, amigos, paroquianos e convidados.

Pe. Marcelo Nunes da Gama, natural de São Gabriel, filho do Sr. Adérito Nunes da Gama e da Srª. Auri Eliza da Gama. Ingressou no Seminário aos 24 anos, entregando-se ao chamado de Deus para a formação ao Ministério Sagrado.

Enquanto Diácono, passou alguns meses em missão em nosso meio. E nós aprendemos a amá-lo desde este momento da sua experiência diaconal… Aquele jovem Diácono Marcelo já mostrava aqui o seu amor esponsal a Jesus Cristo, sendo para nós inspiração quanto ao caminho de oração e de vida espiritual. Entendemos que ali, já foi Deus preparando a “comunidade” para pouco tempo depois lhe receber como nosso Pároco.

13 de julho de 2013… dia em que muitos de nós aqui presentes acompanhamos de perto, a fé e a emoção daquele momento sublime da sua ordenação presbiteral, celebrada na Igreja Matriz da Paróquia São Gabriel Arcanjo.

Grandes foram as expectativas quando percebemos que teria a possibilidade de um grande retorno, dessa vez como o nosso administrador paroquial. Foi visível a torcida e temos certeza das orações provindas desta Paróquia.

Revestido pela sincera devoção a Nossa Senhora, no dia 03 de agosto do mesmo ano o recebemos aqui em Salobro, fomos agraciados por Jesus Cristo. Em sua Missa de Posse, um simples gesto de ajoelhar-se ao corredor central da igreja muito nos chamou a atenção, simbolizou que estaria aqui para pastorear… suas ações seriam no meio do povo.

Querido Padre Marcelo, Hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, de quem a providência divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para celebrar mais um ano de sua ordenação sacerdotal.

Compreendemos que o sacerdócio é vocação, é ouvir o chamado de Deus, é renúncia, é doação, pois é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida, como a família, o conforto, os amigos…
Com o senhor não foi diferente. Um verdadeiro despojar-se de si mesmo para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus.

E, podemos afirmar que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas faz da sua vida um verdadeiro culto litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, se entregando aos irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um sacramento intenso e fecundo.
Nós o parabenizamos neste dia tão especial e importante não apenas para o senhor mas para todas as pessoas, que ao longo desses quatro anos tiveram o privilégio de fazer parte da sua caminhada e por poderem sentir o amor e a presença de Deus através das suas homilias, através das suas palavras e do seu acolhimento.

E nós somos muito gratos pelo seu SIM, pois tenha certeza, padre, que este SIM tem nos proporcionado chegar mais próximos ao coração de Deus. Nosso muito obrigado pelo seu esforço, dedicação e pelo seu carinho por todos nós. Obrigado por ser este fiel amigo, este pai espiritual que conduz os nossos passos sempre em direção a Deus. Nossos sinceros agradecimentos pela sabedoria, zelo e determinação a que orienta o seu povo… E se tem uma palavra que nos faz lembrar o senhor, esta palavra é CORAGEM. Coragem! pois somos sempre levados e incentivados a experienciá-la.

Muito foi feito durante esses quatro anos. Vivemos dias marcantes, dias intensos, cheios de desafios e alegrias e de muito trabalho também. Mas, padre, o senhor tem nos dado a demonstração de que, somente com todos juntos, empenhados num mesmo ideal é que teremos uma comunidade paroquial viva, vibrante e que testemunhe a unidade.

Este tempo tem sido tempo de crescimento, de renúncia, de amadurecimento espiritual. Tempo de Graça, em que a ação de Deus pôde ser contemplada diariamente. No decorrer deste evento, estão sendo exibidas fotos de alguns dos momentos que vivenciamos em nossa Paróquia no decorrer deste período. E como diz o velho ditado, que “Recordar é Viver”, revivamos então através das imagens cada um desses momentos novamente.

Então Padre, por tudo isso e muito mais é que pedimos que Deus continue derramando muitas bênçãos e graças na vida do senhor; Que Deus o abençoe e o ilumine a cada dia. E que nossa padroeira, Nossa Senhora de Fátima, o cubra e o proteja sempre com seu Manto Celeste.

E para finalizar, queremos dizer que o maior presente que podemos lhe dar é o nosso amor e nossas orações, mas gostaríamos de entregar uma pequena lembrança em nome de todos os seus paroquianos, para que esta data, além de especial, torne-se memorável… de maneira simples, mas carregada de puro e singelo sentimento.

Parabéns, Padre Marcelo Gama! Tenha a certeza de que nós muito o amamos!

Fonte: Bahia em Focos