Sem categoria › 27/09/2017

#Roteiro 2 – Vigília Jovem

Preparação do Ambiente

À frente do altar, colocar 10 bacias com água e perfume e 10 pequenos galhos. No centro 10 túnicas dobradas colocado lado a lado.

Entrada de 10 jovens segurando 10 cartazes que devem estar escritas as palavras (Podem acrescentar mais palavras). Usar uma música que acompanhe esse momento!

SUICÍDIO/ DROGAS/ DESEMPREGO / CORRUPÇÃO / MORTE / RELATIVISMO / CONSUMISMO / PRECONCEITO / MODA / EXCLUSÃO

Esses jovens devem caminhar por todo o lado expondo esses cartazes e, chegando ao centro devem cair sob o “peso” destes.

Animador: Na caminhada da vida, muitos jovens são derrubados no caminho pelos pecados da sociedade. Sua queda nos interpela como um pedido de socorro. Mas quando nós permitimos, por omissão ou indiferença, que um ser humano sofra e fique entregue à própria sorte, estamos negando, na prática, o valor da vida humana que afirmamos em tantos discursos.

Para Deus todos nós temos nome e uma história por ele conhecida e acompanhada. Deus ama incondicionalmente cada pessoa. Vamos ouvir algumas afirmações em que Deus expressa esse seu amor pela pessoa humana.

 

Leitor 1: “Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas abalassem, jamais o meu amor te abandonará” (Is 54,10).

Leitor 2: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que o amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu nunca te esqueceria” (Is 49, 15).

Leitor 3: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.

Leitor 1: Além das palavras, sabemos que  os sofrimentos de Jesus Cristo continuam no sofrimento e nas cruzes de inúmeras pessoas de hoje.

Todos: Jesus sofre quando sofre o povo.

Leitor 2: Há muitas pessoas que sofrem discriminação. Os cristãos devem sentir, na cruz e na angústia de Jesus Cristo, a angústia e o sofrimento de nossa gente.

Todos: Jesus sofre quando sofre o povo.

Leitor 3: Deus continua sofrendo e lutando por mais vida. Sua cruz é a cruz dos excluídos de hoje.

Todos: Jesus sofre quando sofre o povo.

Leitor 1: Sua dor é a dor terrível dos desempregados que veem seus filhos passando fome.

Todos: Jesus sofre quando sofre o povo.

Leitor 2: Os pregos de suas mãos são fincados pelo sistema econômico excludente de hoje.

Todos: Jesus sofre quando sofre o povo.

Leitor 3: Sua morte é a morte de muitos que, no início do terceiro milênio, ainda morrem de fome.

Todos: Jesus sofre quando sofre o povo.

Animador: Qual o nosso posicionamento diante disso? Peçamos perdão pelas vezes em que nos omitimos e contribuímos para que situações semelhantes aconteçam e perdurem em nosso meio.

Canto de Perdão (a escolher) – Pode ser mais de um. Alguém também pode conduzir esse momento com frases espontâneas de perdão, reconciliação, etc.

Enquanto entoa-se o canto, os jovens devem rasgar os cartazes e vestir as túnicas.  Caminham para as 10 bacias com água e perfume e voltam para o centro purificam as mãos.

 

Animador: Agraciados pelo perdão de Deus, recebamos a água viva do seu amor, que nos renova e fortalece.

Canto (a escolher) (os jovens farão a aspersão da assembleia)

Animador: Faremos agora o nosso louvor e glorificação ao Deus da Vida e Senhor da História.

Momento de Louvor (escolher as canções)

PALAVRA DE DEUS

Evangelho: Lc 10, 38-42

BREVE REFLEXÃO – Pode convidar alguém para uma breve pregação. Em seguida utilizar músicas de reflexão e oração.

PRECES:

1- Senhor Jesus, Você que escolheu e chamou os apóstolos para serem luz e sal da terra, chamai a nós também, jovens do terceiro milênio, para o serviço da vossa Igreja. Mostrai-nos qual o caminho de vida que devemos seguir e qual ministério podemos assumir para melhor servirmos o povo. Rezemos ao Senhor…

2- Senhor e Pastor do Rebanho, olhe para todos os missionários, dá-lhes fé, entusiasmo, alegria e esperança. Que eles tenham sempre força para assumir a pregação e a vivência do Evangelho. Senhor, chame também alguém de nós para ser missionário do amor e da paz em terras onde você ainda não é conhecido. Que nunca nos falte à coragem de dizer o nosso SIM. Rezemos ao Senhor…

3- Senhor, abençoai as nossas famílias, para que se tornem espaços de vida e espiritualidade. Rezemos…

Canto de Agradecimentos (a escolher)

BÊNÇÃO

Animador: “Debaixo do céu há momentos para tudo e tempo certo para cada coisa. Tempo de nascer, plantar… tempo para crescer e construir… tempo de chorar, de sorrir… tempo para edificar a paz e semear o amor.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.