Notícias › 08/07/2019

Nossa Diocese presente na Romaria da Terra e das Águas

Milhares de romeiros e romeiras da Bahia e do Brasil participaram nos dias 05, 06 e 07 de julho, da 42ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa (BA). A celebração, marcada por histórias de luta e espiritualidade, foi um momento de renovação da fé e um espaço de debate sobre os atuais desafios políticos e sociais que vive a sociedade brasileira, seja no campo ou na cidade.

A romaria teve como tema “Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is. 1,27). E assim como disse o Papa Francisco no Encontro Mundial de Movimentos Populares em 2014: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos”.

As romarias tem um sentido simbólico, acham sua fonte na própria marcha da humanidade. Sempre houve lugares que despertaram fascínio sobre as pessoas e para os quais as pessoas foram e vão à busca de algo para suas vidas. “As Romarias da Terra são o Sacramento da caminhada. Elas são o templo do encontro do divino com o humano”, afirma o Pe. Dirceu Fumagalli.

As Romarias da Terra aconteceram na esteira do Concílio Vaticano II, que acabou com a ruptura entre povo, palavra e altar. As Romarias tradicionais essencialmente buscam o altar e o Santo, as Romarias da Terra introduziram a “Palavra”, a reflexão. As Romarias da Terra têm um caráter ecumênico e ainda mais macro-ecumênico, incorporando ritos e símbolos de outros religiões ao universo católico. As Romarias da Terra valorizam o religioso, e não falham na sua contribuição profética. Nelas se busca mais que confortar o coração, se busca a transformação da sociedade, a construção do Reino de Deus.

A nossa Diocese de Irecê, mais uma vez, teve uma expressiva participação com caravanas provenientes de diversas paróquias, religiosas, comunidades de vida, seminaristas e o clero representado pela presença de 12 padres.

#DioceseDeIrecê #IgrejaMissionária