Formação › 08/06/2017

Desde o inicio, o autor da criação fez homem e mulher para servir a sua igreja; Deus criou o homem a sua imagem e segundo sua semelhança: “homem e mulher os criou”.No decorrer dos tempos, a Igreja foi marcada com muitas realidades da presença dos homens participando ativamente da comunidade dos filhos de Deus.

Deus chama de diversas maneiras, de vários modos e os capacitam para tornarem seus seguidores seus ministros, transmitindo sua mensagem ao mundo. Chamou Abrão, para testemunhar sua fé; Moisés para libertar o seu povo da escravidão; Chamou os profetas para anunciar e denunciar em meio tantas as dificuldades e necessidades. E continua chamando.

Na plenitude dos tempos envia seu Filho Jesus Cristo para chamar a todos a salvação. Jesus convida homens para caminhar consigo aprender e transmitir a mensagem de amor. Aqueles que ouviram o chamado de Jesus tornaram-se seus discípulos e mártires, continuando a mesma missão de Jesus até os dias de hoje.

Uma realidade bastante presente e bonita em nossa diocese é o movimento do “Terço dos Homens”, que, muito carinhosamente, fazemos o trocadilho “Homens do terço”.Hoje temos a alegria de reunirmos para colaborar com a missão de discípulos de Jesus de uma maneira muito interessante: com a devoção mariana da oração do rosário da Virgem Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe.

Queremos parabenizar os homens que já fazem parte do Movimento do Terço dos Homens e ao mesmo tempo convidar ao que ainda não fazia parte, mas que ao ler esta mensagem seu coração arde como os discípulos a caminho de Emaús que ao reconhecer a presença do mestre saram correndo para anunciar aos outros a alegria de ver Jesus em sua vida, em sua casa, em sua mesa partindo e repartindo o pão de cada dia e na Igreja o Pão da Eucaristia.

Pe. Valeriano Luiz Ferreira
Diretor espiritual do terço dos homens na diocese de Irecê.