Bispos Antecessores

Nasceu em 1º de julho de 1921, em Belém de Maria – Pernambuco. Fez seus estudos preparatórios no Seminário Menor de São José, em Garanhuns, passando em seguida para o Seminário de Olinda, onde estudou Filosofia e Teologia.

Em 23 de Janeiro de 1944, o então Bispo de Garanhuns conferiu-lhe, na Igreja do Seminário, a Ordenação Sacerdotal, nomeando-o em seguida Capelão do Hospital Dom Moura. Posteriormente ocupou idêntico cargo no bom Pastor e no Colégio Santa Sofia. Sacerdote de invejável cultura, lecionou as cadeiras de latim, português e francês, no Seminário São José, no Colégio Diocesano e no Santa Sofia.

Foi diretor Espiritual do Seminário Menor de São José, em Garanhuns e dirigiu movimentos da Ação Católica.

Em 1958, Dom José Adelino Dantas nomeou-o Pároco de Quipapá, onde exerceu profícuo apostolado e fundou o Ginásio Imaculada Conceição, sendo em 1964 transferido para a importante paróquia do Bom Conselho.

No dia 21 de junho de 1983 chegou às mãos do Bispo de Garanhuns, Dom Tiago Postma, a comunicação da Nunciatura Apostólica da nomeação de D. Edgar Carício de Gouvêa, no dia 13 de junho de 1983, para ocupar o cargo de 2º Bispo da Diocese de Irecê, na Bahia. Tendo a Sagração Episcopal no dia 08 de Setembro e 1983.

Chegou nesta Diocese no “Dia Mundial das Missões” como a anunciar a Igreja Missionária, enviada ao mundo para ser a presença de Jesus Cristo a favor dos homens que precisam do anúncio da Salvação e Libertação. Durante 11 anos prestou serviços à Diocese. Renunciou no dia 02 de março de 1994 e retornou à sua Cidade Natal, onde faleceu no dia 12 de abril de 2000.

Nasceu no dia 02 de dezembro 1931 em Brumado – Bahia. Fez todo o curso primário em Caetité – Bahia. Todo o curso de Seminário em Salvador –Bahia. Sua Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 08 de dezembro de 1955 em São Miguel das Matas – Bahia.

Foi Pároco de Piatã – Salvador – Bahia. Trabalhou no Seminário Diocesano e na Cúria de Caetité – Bahia. Foi Pároco também em Urandi e Candeúba – Bahia. Eleição Episcopal em 15 de novembro de 1978, sendo Sagrado Bispo no dia 27 de dezembro de 1978 em Caetité – Bahia e assumiu como 1º Bispo de Itabuna em 1º de janeiro de 1979 até novembro de 1980.

Foi transferido para Irecê, sendo o 1º Bispo desta Diocese, chegando a Irecê no dia 21 de dezembro de 1980. Tomando posse em 27 de dezembro de 1978, permanecendo na Diocese até setembro de 1983. Renunciou à Diocese em 13 de junho de 1983. Faleceu no dia 8 de maio de 2014, em Caetité, onde se dedicava a oração, à pregação e em atender confissões.

Dom João Maria Messi, OSM (Recanati, Itália, 5 de outubro de 1934 é um bispo ítalo-brasileiro.

De 1988 a 1995, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju.

De 1995 a 1999, foi o 3º bispo diocesano da Diocese de Irecê.

Em novembro de 1999 foi nomeado 6º bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

Aos 8 de junho de 2011 o Papa Bento XVI aceitou o seu pedido de renúncia, por limite de idade, ao encargo de bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda.